You are here: Home História dos Jogos de Tabuleiro

História dos Jogos de Tabuleiro

Uma breve história dos jogos de tabuleiro e sua evolução até o séc. XXI.

Como já foi dito, a origem dos Jogos de Tabuleiro remontam à aurora da civilização. Atualmente, podemos dividir os Jogos de Tabuleiro em cinco categorias:

  • Jogos Antigos - São jogos introduzidos ao longo da história da humanidade antes da Revolução Industrial.
  • Jogos de Mercado de Massa - São os jogos lançados pelas grandes companhias de brinquedos pelo mundo todo, grande parte dos jogos que todos conhecemos está nesta categoria
  • Jogos de Guerra - Jogos que simulam um conflito armado, real ou imaginário.
  • Jogos de Estilo Americano - São jogos onde o tema do jogo é mais importante que o jogo em si, geralmente com várias regras para suportar o tema
  • Jogos de Estilo Europeu - São jogos onde a jogabilidade é mais importante do que o tema, sendo este, muitas vezes inexistente

É claro que sempre vai existir algum jogo que não se encaixe em nenhuma das categorias acima ou ainda em mais de uma.

 

Jogos Antigos ou Clássicos

O jogo de tabuleiro mais antigo de que se tem notícia é o Jogo Real de Ur e um conjunto do mesmo foi encontrado nas ruínas da cidade de Ur. Estudos datam a origem do jogo em 2500 AC. Este jogo guarda algumas semelhanças com o Gamão e seu objetivo é sair com suas peças do tabuleiro antes que seu oponente o faça embora o Gamão só tenha aparecido com suas regras atuais em 200 DC.

Enquanto isso, na antiga china, já existiam as regras do jogo conhecido atualmente como Go, evidências arqueológicas do jogo nos escritos de Confucio(551-479AC), mas alguns colocam sua invenção por volta do ano -2000 AC. É um jogo onde vale a máxima alguns minutos para se aprender, uma vida para se dominar e não por acaso, é tido como o mais elegante dos jogos de tabuleiro até hoje.

Já o nosso conhecido Xadrez é um jogo bem mais recente, as regras como as conhecemos hoje foram estabelecidas no Séc. XV, porém isso veio de uma longa evolução que deixaram como legado alguns jogos que ainda são conhecidos hoje em dia. Entre os jogos que se suspeita terem um "ancestral" em comum com o Xadrez podemos destacar o chinês XiangQi (-204) e o japonês Shogi.

O Baralho, que hoje serve de base para inúmeros jogos, tem uma origem ainda não revelada, mas que apontam para a China antiga, passando por inúmeras modificações até o formato atual de 52 cartas mais 2 coringas. Além deste baralho, existem vários outros conhecidos, os mais comuns são o Espanhol (4 naipes, 14 cartas por naipe) e o Tarot (4 naipes, 14 cartas por naipe mais 21 Arcanos).

Existem ainda alguns jogos que nem nos damos conta de tão antigos que são, mas eles já existem a muito tempo: Sobe e Desce, Ludo (ambos originários da Índia), O Jogo do Ganso, entre inumeros outros.

 

Jogos Modernos 1850 - 1960

Muitos dos jogos que conhecemos quando eramos crianças surgiram neste periodo, que podemos considerar uma transição entre os jogos clássicos e os jogos contemporâneos.

Junto com a Revolução Industrial, começam a surgir os primeiros jogos feitos em grande escala, vários que você conhece hoje em dia como Banco Imobiliario, Detetive, Jogo da Vida, War e muitos outros. E além dos jogos em grande escala, começam a surgir também os primeiros exemplares das outras três vertentes atuais de jogos de tabuleiro.

Podemos considerar que este periodo começou em 1860 com o lançamento dO Jogo da Vida, depois dele surgiu o Banco Imobiliario (1903), Detetive (1946), Combate (1947) , Palavras Cruzadas (1948), War (1959) entre vários outros Jogos de Mercado de Massa que conhecemos hoje.

Nesta época também começaram a aparecer os primeiros Wargames, Jogos de Estilo Americano e Jogos de Estilo Europeu.

 

Era de Ouro Americana 1960 - 1980

É dificil precisar exatamente quando isto ocorreu, principalmente por que foi uma transformação gradual, mas começando a partir da decada de 1960, os jogos de tabuleiro começaram uma evolução de mesma magnitude da evolução que passaram ao longo de milênios de história.

Existem vários pontos que podemos destacar neste periodo, alguns dos mais importantes são o surgimento de várias companhias dedicadas exclusivamente aos jogos de tabuleiro e o surgimento dos primeiros designers profissionais de jogos, em particular Sid Sackson, com o lançamento de Cartel em 1962.

Esta foi a época de ouro dos Wargames e dos Jogos de Estilo Americano, que dividem entre si muitas caracteristicas em comum, como as longas partidas e o uso de regras muitas vezes minuciosas demais.

Durante a decada de 1980, os Jogos de Tabuleiro em geral começaram a perder espaço para os videogames e outras diversões eletrônicas, e a exceção dos Jogos de Mercado de Massa, os outros mercados foram muito prejudicados.

 

Era de Ouro Europeia 1995 - Atualidade

O marco que representa, sem sombra de duvida, o ponto de virada nos Jogos de Tabuleiro é o lançamento na Alemanha de Os Descobridores de Catan, em 1995. Este jogo foi o primeiro Jogo de Estilo Europeu a fazer um sucesso considerável nos Estados Unidos e marcou a entrada destes jogos no mercado americano, mas antes do Catan já existiam muitos jogos que seguiam esta linha de jogos mais equilibrados, com regras mais enxutas.

A partir de Catan, muitos outros jogos alemães conseguiram entrar no mercado americano e com isso se iniciou uma nova febre no mundo dos Jogos de Tabuleiro. A introdução dos Jogos de Estilo Europeu nos EUA também serviu para aquecer o já decadente mercado de Jogos de Estilo Americano e também, de certo modo, o mercado de Wargames.

Hoje em dia, vários jogos inclusive mesclam os diferentes estilos de jogos.

Enfim, este é um breve relato do mundo que a Ceilikan Jogos se propõe a trazer para o Brasil, esperamos que você, assim como várias outras pessoas por todo mundo, volte a sentir o prazer de jogar um bom jogo com os amigos, seja no final de semana, no Happy Hour ou mesmo durante a folga de almoço.

 

Document Actions
Filed under:
« November 2014 »
November
SunMonTueWedThuFriSat
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30